Não conseguimos,até o momento, precisar em que ano a família de Paolo Miotto chegou ao Brasil e em qual navio teriam feito a travessia do Oceano Atlântico. O mais provável é que tenham chegado entre os anos de 1876 a 1881 uma vez que o filho Massimiliano havia nascido na Itália em 1875 e a filha Antonia Francesca nasceu em Pinto Bandeira no ano de 1881.

 

O que se sabe é que ao chegar ao Brasil, vindos de Vidor (Treviso), se estabeleceram, inicialmente, em Pinto Bandeira. Na época receberam o lote número 26 da Linha Brasil.

 

A chegada do imigrante, na linha e no lote que lhe fora designado marcava o fim de uma longa viagem, muitas vezes dramática e sempre inesquecível. Sózinhos, abandonados no meio da mata virgem, sem recursos certamente não era o nova vida que almejavam. É necessário um esforço de imaginação muito grande para compreender os sentimentos de angústia, de solidão e de medo que invadiam os espiritos diante da obscuridade da floresta, do calor extenuante do dia e da ameaça confusa da noite. Tudo devia ser conquistado: a terra para o plantio, o espaço, o material para a construção da casa, os instrumentos de trabalho e a comida necessária para a sobrevivência da família.